Assecor

Vol. 11 Número 2 (2021)

No Volume 11 Número 2 (2021), o periódico traz cinco artigos sobre temas relevantes sobre o Planejamento e Orçamento.

View in english

Artigos

A Relevância do Orçamento de Capital e do Planejamento no pensamento de Keynes

João Sicsú

Resumo: O propósito do artigo é mostrar a relevância do orçamento de capital proposto por Keynes nos anos 1940. Tal relevância é mostrada dentro do pensamento de Keynes como um estrategista. Keynes tinha o objetivo de construir uma nova sociedade - muito diferente do capitalismo individualista. Para alcançar esse objetivo, ele precisou fazer um diagnóstico do capitalismo contemporâneo. Feito esse diagnóstico, ele pode traçar um caminho planejado de chegada ao ponto final, a sua sociedade ideal. O caminho escolhido foi o planejamento estatal e, dentro de desse caminho, uma peça essencial era orçamento de capital. O orçamento de capital era a forma de realizar o que ele chamou de socialização do investimento para garantir a abolição do desemprego. Os dois pilares da sociedade ideal de Keynes eram o pleno emprego e um sistema de seguridade social.
Palavra-chaves: Keynes; Orçamento de Capital; Planejamento Estatal; Pleno Emprego.

Planejamento Estratégico e Psicologia Analítica: dialogando com as neuroses institucionais

Jackson De Toni

Resumo: A abordagem junguiana constrói uma interpretação fenomenológica da estrutura psíquica, baseada na constatação empírica de processos carregados de ambivalências, contradições e interdependências. Jung se propõe, assim, a superar o monolitismo racional do pensamento linear, estático e prisioneiro do utilitarismo cientificista e positivista, tão comum em sua época. Ao fazer isso Jung oferece um conjunto de insghts que expandem nossa capacidade de compreensão do comportamento humano. O objetivo deste artigo é explorar reflexivamente a possibilidade de ampliar a compreensão de processos organizacionais a partir da teoria junguiana, dada sua abrangência e polissemia. Nesse sentido, considerando as limitações inerentes ao artigo abordamos a leitura do mito de Cronos e Kairos e uma leitura das imagens arquetípicas que ele sugere, para analisar os processos de planejamento organizacional. Constatamos que a construção metodológica de Jung e seu modelo de funcionamento da psique humana também é essencial para ir além das teorias administrativas e da ciência política, na crítica à dinâmica organizacional. Constatamos que o conceito de tempo histórico e tempo como imagem arquetípica, sugerido pelo mito e sua necessária ampliação pode funcionar como um potente arcabouço explicativo das falhas sistemáticas dos processos organizacionais. O conceito de “falha” e “erro” muda de sentido, ganhando ambivalência na aproximação da escola junguiana que subverte o cânone da teoria administrativa: falhas são pistas para o amadurecimento. Além disso, o próprio conceito de racionalidade proposto por Jung difere totalmente daquele que inspira tais teorias, propondo um modo interpretativo que faz mais sentido porque integra todas as dimensões da transformação organizacional, vista pela ampliação arquetípica do mitologema. Que contribui decisivamente para analisar as patologias organizacionais e a produção de sofrimento psíquico nesses ambientes.
Palavra-chaves: crítica à racionalidade, mito de Cronos e Kairos, planejamento organizacional.

Manipulação real dos investimentos públicos frente às motivações eleitoreiras: uma análise no âmbito dos governos estaduais brasileiros

Paulo Sérgio Almeida-Santos, José Matias-Pereira,  Augusta da Conceição Santos Ferreira

Resumo: A manipulação real no setor público pode estar associada em grande medida ao ciclo eleitoral, dada às motivações e à capacidade que o poder incumbente tem para conduzir a política fiscal buscado nomeadamente a manutenção do poder político. Objetivo: documentar empiricamente evidencias de manipulação real sobre as despesas primárias de capital dos Estados brasileiros entre 1996 e 2017, dado um possível choque do processo eleitoral. Método: estudo quantitativo, documental e descritivo, no qual se analisa econometricamente, provas de manipulação real sobre o grupo de natureza da despesa pública com investimentos. Resultados: as análises econométricas evidenciam possíveis indícios de manipulação real das despesas públicas com investimentos, uma vez que sob o efeito do processo eleitoral, esses gastos são mais persistentes e assimétricos, bem como são contingenciados em nível menor, quando comparado com o restante de todo o período do mandato político. Conclusões: o uso da manipulação real sobre as despesas primárias de capital fora do propósito de assegurar o equilíbrio do orçamento fiscal, justificando legalmente a busca pela responsabilidade na gestão fiscal, é apenas um produto do oportunismo governamental a fim de fazer face as suas intenções políticas. Por conseguinte, investimentos públicos realizados com finalidade eleitoreira tendem a permanecer em níveis de bem-estar abaixo do potencial esperado, inclusive gerando custos difusos para toda a coletividade.
Palavra-chaves: ciclos político-orçamentários, teoria da escolha pública, manipulação real, investimentos públicos, finanças públicas.

Impactos do contingenciamento na execução dos gastos públicos: o caso do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro

Josinaldo da Silva Barros, Luiz Ricardo Cavalcante

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os impactos do contingenciamento na execução dos gastos públicos. Em particular, analisa-se o caso do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro, que é responsável por planejar, orientar, controlar e coordenar as atividades de ciência e tecnologia, de estímulo à inovação e de fomento à indústria de defesa nacional. A análise é precedida por uma breve revisão dos instrumentos de planejamento governamental utilizados pela administração pública. Analisa-se a execução orçamentária do DCT, cujo orçamento é recorrentemente realizado sob a influência do contingenciamento, no período entre 2015 e 2019. Em seguida, a percepção de 42 agentes diretamente envolvidos com processos relacionados à execução dos gastos públicos é analisada com base na tabulação das respostas a um questionário especificamente desenhado com esse propósito. Os resultados confirmam a hipótese de que o contingenciamento tem o potencial de gerar impactos negativos na execução dos gastos públicos e revelam que as dotações tendem a concentrar-se no final dos exercícios financeiros, caracterizando aquilo que é pejorativamente chamado de “dezembrada”. Esse fenômeno favorece a aquisição de produtos ou a contratação de serviços pouco aderentes ao planejamento governamental.
Palavra-chaves: planejamento e orçamento público. execução orçamentária. contingenciamento. aquisições e contratações públicas. pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Processos licitatórios de obras públicas no Brasil: uma abordagem explicativa – modalidades, fraudes recorrentes e os aspectos práticos da nova lei 14.133/2021

 Yago Mituhiro Rucci Watanabe, Adriano Aurelio Ribeiro Barbosa 

Resumo: A construção civil é um dos principais setores industriais do país, o qual tem o governo como maior contratante, através de processos licitatórios que, por sua vez, apresentam altos índices de corrupção. Em 2020, o Volume de Recursos Fiscalizados apurados pelo TCU atingiu o montante de, aproximadamente, R$ 16,2 bilhões. Neste caso, pretende-se listar os princípios e as modalidades de licitação, as suas dispensas e inexigibilidades, e enfim, analisar especificamente as fraudes e os crimes cometidos contra a Administração Pública do Brasil que se enquadram como “jogo de planilhas”, bem como o “jogo de cartas marcadas” causado pelo direcionamento de licitações. A respeito do enfrentamento às fragilidades dos processos licitatórios, são abordadas as principais alterações da nova Lei nº 14.133/2021 no âmbito de obras públicas e são descritas algumas considerações a respeito da necessidade da execução de bons projetos básicos para garantia de uma maior assertividade na elaboração de orçamentos e a importância da implantação da metodologia BIM nos setores de engenharia e licitação dos órgãos públicos.
Palavra-chaves: jogo de planilha, corrupção; fraude; processos licitatórios; licitação; obras públicas; obras, BIM.

Governança baseada em planejamento estratégico: estudo de caso no governo do estado de Mato Grosso do Sul

Deoclério Lübe Filho, Alessandro Gustavo Souza Arruda, Alberto de Barros Aguirre, Jeovan Carvalho de Figueiredo

Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever o modelo de governança baseado em planejamento estratégico adotado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Os resultados obtidos mostram a administração estratégica integrada à estrutura de governança adotada e coordenada no núcleo central do governo, que se propaga para os diversos níveis da estrutura organizacional da máquina pública estadual. Esse sistema implantado pela equipe de governo na gestão 2015 - 2018 busca utilizar os poucos recursos disponíveis, aproveitando e aperfeiçoando conhecimentos adquiridos em gestões anteriores, com a implantação da Rede de Gestão Estratégica, numa sistemática de trabalho denominada Ciclo de Gestão, que contempla todas as etapas de planejamento estratégico, procurando adotar as melhores práticas em gestão de processos e projetos para conseguir melhores resultados (entregas). No período analisado, os resultados obtidos indicam, se não uma melhoria significativa do desempenho do Estado em índices comparativos, ao menos a sua permanência entre as dez melhores posições, tanto no enfrentamento dos desafios de gestão, quanto de competitividade, quando comparado com os demais estados.
Palavra-chaves: governança; gestão estratégica; planejamento estratégico; indicadores de desempenho; gestão pública.

Análise da implantação do teletrabalho em uma unidade da administração pública

Diego Marcial Torales Palacios, Alberto de Barros Aguirre 

Resumo: A pandemia causada pela Covid-19 obrigou a área de auditoria fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Mato Grosso do Sul a implantar o teletrabalho, de forma emergencial e sem uma estrutura inicial adequada. Este trabalho analisa a percepção dos envolvidos nessa implantação. A coleta de dados foi efetuada através de documentos das atividades exercidas pelos auditores fiscais, por observação direta das inovações necessárias ao exercício do teletrabalho e mediante a realização de um questionário com auditores e gestores. Os resultados da pesquisa demonstraram que ocorreram inovações nos procedimentos elencados na legislação para melhor execução do teletrabalho. Diversos foram os impactos positivos e negativos, entretanto algumas vantagens esperadas não foram percebidas e determinadas dificuldades foram confirmadas, gerando uma proposta de melhoria com sugestão de ações a serem tomadas pelo órgão.
Palavra-chaves: Teletrabalho; Administração Pública; Auditor Fiscal; Inovação.

Análise do processo de elaboração e discussão da Lei Orçamentária Anual no Município de Foz do Iguaçu (2019)

Youssef Von Burgath 

Resumo: O orçamento público é um instrumento de planejamento das atividades da administração pública. O objetivo principal do trabalho é analisar o processo orçamentário no município de Foz do Iguaçu, por meio de entrevistas com atores envolvidos nos processos de elaboração e discussão da proposta da Lei Orçamentária Anual, durante o exercício financeiro de 2019. Na metodologia da pesquisa, foram selecionadas as duas fases do ciclo orçamentário, no caso a elaboração, que é uma atribuição do Poder Executivo Municipal, e a discussão, que é de responsabilidade do Poder Legislativo Municipal, destacando a importância dos servidores públicos nas duas fases.
Palavra-chaves: Orçamento público; Lei Orçamentária Anual; Administração Pública; Foz do Iguaçu.
Ver em Português

Articles

The relevance of State Planning and Capital Budget in Keynes’ Thought

João Sicsú

Abstract: This article aims to show the relevance of the capital budget proposed by Keynes in the 1940s. Such a planning component gained relevance in his thought as a strategist. Keynes wanted to build a new society that was significantly different from the one of individualistic capitalism. After an accurate diagnosis of contemporary capitalism (between 1932 e 1935), he traced a plan to achieve his ultimate goal - building his ideal society. The chosen path was state planning, where the capital budget played a crucial role in carrying out what he called socialization of investment to ensure the end of unemployment. The two principal pillars of Keynes’s ideal society were full employment and a social security system.
Keywords: Keynes; Capital Budget; State Planning; Full Employment

Strategic Planning and Analytical Psychology: dialoguing with institutional neuroses

Jackson De Toni

Abstract: The Jungian approach builds a phenomenological interpretation of the psychic structure, based on the empirical observation of processes loaded with ambivalence, contradiction and interdependence. Thus, Jung proposes to overcome the rational monolithism of linear, static thinking and a prisoner of the scientific and positivist utilitarianism, so common in his time. In so doing Jung offers a set of insights that expand our ability to understand human behavior. The objective of this article is to reflexively explore the possibility of broadening the understanding of organizational processes based on Jungian theory, given its scope and polysemy. In this sense, we approach the reading of the myth of Cronos and Kairos and a reading of the archetypal images he suggests, to analyze the processes of organizational planning. In this article, we found that Jung’s methodological construction and his model of functioning of the human psyche is also essential to go beyond administrative theories and political science, in the critique of organizational dynamics. We found that the concept of historical time and time as an archetypal image, suggested by the myth and its necessary expansion, can function as a powerful explanatory framework for the systematic failures of organizational processes. The concept of “failure” and “error” changes its meaning, gaining ambivalence in the approach of the Jungian school that subverts the canon of administrative theory: failures are clues to maturation. Furthermore, the very concept of rationality proposed by Jung is totally different from the one that inspires such theories, proposing an interpretive mode that makes more sense because it integrates all dimensions of organizational transformation, seen by the archetypal expansion of the mythology. Which contributes decisively to analyze organizational pathologies and the production of psychological distress in these environments.
Keywords: critique of rationality, Cronos and Kairos myth, organizational planning

Real manipulation of public investments in view of electoral motivations: an analysis within the scope of Brazilian state governments

Paulo Sérgio Almeida-Santos, José Matias-Pereira,  Augusta da Conceição Santos Ferreira

Abstract: The real manipulation in the public sector can be largely associated with the electoral cycle, given the motivations and the capacity that the incumbent has to conduct fiscal policy, seeking, namely, the maintenance of political control. Objective: to empirically document evidence of real manipulation of Brazilian states’ primary capital expenditures between 1996 and 2017, given a possible shock of the electoral process. Method: quantitative, documentary and descriptive study, in which evidence of real manipulation on the nature of public expenditure on investments is analyzed econometrically. Results: the econometric analyzes show possible signs of real manipulation of public expenditure on investments, since under the effect of the electoral process, these expenditures are more persistent and asymmetrical, as well as being contingent at a lower level, when compared to the rest of all the period of political mandate. Conclusions: the use of real manipulation of primary capital expenditures outside the purpose of ensuring the balance of the fiscal budget, legally justifying the pursuit of responsibility in fiscal management, is just a product of government opportunism in order to meet its political intentions. Therefore, public investments made for electoral purposes tend to remain at levels of well-being below the expected potential, even generating diffuse costs for the entire community
Keywords: political-budget cycles, public choice theory, real manipulation, public investments, public finances.

Impacts of contingency on the execution of public spending: the case of the Brazilian Army’s Department of Science and Technology

Josinaldo da Silva Barros, Luiz Ricardo Cavalcante

Abstract: The aim of this work is to analyze the impacts of expenditure limitations on the execution of public expenditures. In particular, we analyze the case of the Department of Science and Technology (DCT) of the Brazilian Army, which is responsible for planning, guiding, controlling and coordinating science and technology activities, for stimulating innovation and for promoting the national defense industry. The analysis is preceded by a brief review of the government planning tools used by the public administration. DCT expenditures (which are repeatedly executed under the influence of expenditure limitations) in the period between 2015 and 2019 were analyzed. The perception of 42 agents directly involved with processes related to the execution of public expenditures is analyzed based on the tabulation of the responses to a questionnaire designed for this purpose. The results confirm the hypothesis that expenditure limitations may have negative impacts on the execution of public expenditures and discloses their clustering in the last months of each financial year (similarly to the English expression “use it or lose it”). That favors the purchasing of products or the contracting of services not fully adherent to government planning.
Keywords: public planning and budget. budget execution. contingency. public acquisitions and contracts. research, development and innovation (RD&I).

BIDDING PROCESSES FOR PUBLIC WORKS IN BRAZIL: AN EXPLANATORY APPROACH - MODALITIES, RECURRENT FRAUD AND THE PRACTICAL ASPECTS OF THE NEW LAW 14.133/2021

 Yago Mituhiro Rucci Watanabe, Adriano Aurelio Ribeiro Barbosa 

Abstract: Civil construction is one of the main industrial sectors in the country, which has the government as the biggest contractor, through bidding processes that, in turn, have high levels of corruption. In 2020, the Volume of Audited Resources calculated by TCU reached the amount of approximately R$ 16.2 billion. In this case, it is intended to list the principles and modalities of bidding, its waivers and unenforceability, and finally, to specifically analyze the frauds and crimes committed against the Public Administration of Brazil that fall under a “spreadsheet game”, as well as the “marked card game” caused by bid targeting. Regarding the fight against the weaknesses of the bidding processes, the main changes of the new Law No. 14.133/2021 in the scope of public works are addressed and some considerations are described regarding the need to carry out good basic projects to ensure greater assertiveness in the preparation of budgets and the importance of implementing the BIM methodology in the engineering and bidding sectors of public agencies.
Keywords: corruption, fraud, bidding process, bidding, public works, construction, BIM.

GOVERNANCE BASED ON STRATEGIC PLANNING: CASE STUDY IN THE GOVERNMENT OF THE STATE OF MATO GROSSO DO SUL

Deoclério Lübe Filho, Alessandro Gustavo Souza Arruda, Alberto de Barros Aguirre, Jeovan Carvalho de Figueiredo

Abstract: This work aims to describe the governance model based on strategic planning adopted by the government of the State of Mato Grosso do Sul. The results obtained show the strategic administration integrated with the governance structure adopted and coordinated in the central nucleus of the government, which spreads to the various levels of the organizational structure of the state public machinery. This system implemented by the government team in the 2015 - 2018 management seeks to use the few resources available, taking advantage and perfecting knowledge acquired in previous administrations, with the implementation of the Strategic Management Network, in a work system called the Management Cycle, which includes all the strategic planning stages, seeking to adopt the best practices in process and project management to achieve better results (deliveries). In the analyzed period, the results obtained indicate, if not a significant improvement in the performance of the State in comparative indices, at least its permanence among the ten best positions, both in facing management challenges and in competitiveness when compared to the other states.
Keywords: governance; strategic management; strategic planning; performance indicators; public management.

Articles

ANALYSIS OF THE DEPLOYMENT OF TELEWORK IN A PUBLIC ADMINISTRATION UNIT

Diego Marcial Torales Palacios, Alberto de Barros Aguirre 

Abstract: The pandemic caused by Covid-19 forced the fiscal audit area of the State Finance Department of the State of Mato Grosso do Sul to implement telework, as an emergency and without an adequate initial structure. This work analyzes the perception of those involved in this implementation. Data collection was carried out through documents of the activities carried out by tax auditors, by direct observation of the innovations necessary for the exercise of telework and through a questionnaire with auditors and managers. The research results showed that there were innovations in the procedures listed in the legislation for better execution of telework. There were several positive and negative impacts, however some expected advantages were not perceived and certain difficulties were confirmed, generating a proposal for improvement with a suggestion of actions to be taken by the agency.
Keywords: Telework; Public administration; Tax Auditor; Innovation.

Analysis of the process of drafting and discussing the Annual Budget Law in the Municipality of Foz do Iguaçu (2019)

Youssef Von Burgath 

Abstract: The public budget is an instrument for planning public administration activities. The main objective of the work is to analyze the budgetary process in the municipality of Foz do Iguaçu, with interviews of the actors in the process of drafting and discussing the proposal for the Annual Budget Law, during the financial year 2019. In the research methodology, the two phases of the budget cycle, in this case the elaboration, which is na attribution of the Municipal Executive Power, and the discussion, wich is the responsibility of the Municipal Legislative Power, highlighting the importance of public servants in both phases.
Keywords: Public budget; Annual Budget Law; Public administration; Iguassu Falls.