Assecor

Presidente da Assecor participa de audiência pública na Câmara

A presidente da Assecor, Roseli Faria, participou nesta quarta-feira (12), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados. A sessão realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher abordou os impactos da Reforma da Previdência sobre as mulheres.

A Pesquisadora do IPEA, da coordenação de Gênero, Raça e Gerações, Luana Pinheiro, abordou o problema da divisão sexual do trabalho, que afeta, em sua maioria, as mulheres. Nos trabalhos domésticos as mulheres gastam 21 horas por semana, enquanto os homens gastam 10 horas por semana, evidenciando que as mulheres tem duplas jornadas de trabalho. Segundo Luana, a previdência "precisa manter mecanismos diferenciados para garantir um acesso mais igualitário de mulheres aos seus benefícios”.

Roseli Faria citou a Constituição Federal de 1988 como símbolo do projeto de país que precisamos. Além disso, a Roseli ressaltou que a obrigação do Estado é pensar no impacto de políticas publicas com um recorte de gênero, raça e outras minorias. Em sua exposição, ela contou a história de mulheres reais e trouxe a reflexão ao afirmar que"as mulheres que serão impactadas pela proposta de reforma da previdência não são mulheres abstratas. Elas são mulheres reais e estão aqui, servindo o cafezinho, cuidando dos nossos filhos.

Comentários por Disqus