Assecor

Ciclo de Gestão

As carreiras do Ciclo de Gestão do Poder Executivo Federal são aquelas responsáveis por atividades necessárias à gestão e avaliação de políticas públicas direcionadas à promoção do desenvolvimento nacional e à melhora do acesso a serviços públicos. Esse ciclo é composto por etapas sendo que cada uma possui uma carreira com qualificação específica para realizar as atividades pertinentes.

Para saber mais acesso www.ciclodegestao.org.br.

 

Etapas do Ciclo de Gestão de Políticas Públicas:

  • Diagnóstico/detecção de necessidades em determinado setor
  • Elaboração da(s) política(s) pública(s) para suprir essa demanda
  • Dimensionamento orçamentário e adequação da(s) política(s) ao orçamento disponível
  • Execução do que foi planejado
  • Monitoramento da aplicação dos recursos, identificação de eventuais erros e avaliação de resultados
  • Melhoria do processo

 

Carreiras que compõem o Ciclo de Gestão:

 

Analista de Comércio Exterior (ACE)

Responsável por atividades de gestão do comércio internacional, entre elas a elaboração de políticas públicas de comércio exterior, promoção comercial de produtos nacionais, análise da balança comercial e assessoramento ao alto escalão da administração pública federal.

Representada pela Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE).

 

Carreiras de Planejamento e Orçamento (APO e TPO)

Responsável pelo planejamento de gastos e pela gestão orçamentária do governo federal, é constituída pelos cargos de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) e Técnico de Planejamento e Orçamento (TPO). Têm atuação fundamental na coordenação de processos relacionados a essas atividades e na elaboração, acompanhamento e execução do orçamento federal.

Representada pela Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento (Assecor).

 

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG)

Responsável por atividades de gestão governamental, especialmente as que envolvem elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas e o assessoramento de dirigentes do alto escalão da administração pública federal.

Representada pela Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP).

 

Carreiras do IPEA (TPP e TD)

Responsáveis por pesquisas que fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. São elas as de Técnico em Planejamento e Pesquisas e de Técnico em Desenvolvimento.

Representada pela Associação dos Funcionários do IPEA (AFIPEA).

 

Carreiras de Finanças e Controle (AFC e TFC)

Responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos orçamentários, exerce papel importante na defesa da lisura de todo o processo.

Representadas pelo Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (UNACON Sindical).

 

Por que as carreiras se uniram?

Há anos as carreiras que compõem o Ciclo de Gestão articulam em conjunto debates sobre temas que visam a garantia de boas condições de trabalho dos servidores. Mais recentemente, houve fortalecimento dessa união, puxada pelos ACEs, APOs, EPPGGs e TPPs, com o intuito de incentivar debates internos e externos, focados na população.

Também acredita-se que a parceria gerará maior integração entre as carreiras, o que permitirá que as etapas do ciclo de gestão de Políticas Públicas corra de forma mais fluida. Consequentemente, melhores resultados serão gerados para o país.

Saiba mais sobre as carreiras que se uniram para debater a gestão pública nacional e sobre a influência do Ciclo de Gestão no cotidiano da sociedade.